Acessibilidade

Nossa História

OAB DE MOSSORÓ, UMA LUTA DE 59 ANOS.

Criada em 1951, a OAB mossoroense é marcada por superação e lutas cívicas em defesa da sociedade, se fortalecendo sempre mais através dos anos.

Em Mossoró, a Ordem dos Advogados foi criada em 24 de Julho de 1951, quando o então presidente da OAB/RN Cludionor Telógio de Andrade assinou a resolução de nº 20, criando a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseccional de Mossoró (RN), visto que a circunscrição dispunha de 16 advogados na época.

De Mossoró, representavam os quadros da advocacia 12 advogados: Abel Freire Coelho, José Marcelino Filho, José Thiers Dinis Rocha, Vicente da Mota Neto, Djalma Miranda de Oliveira, José Augusto Rodrigues, Antônio Francisco de Albuquerque, Raimundo Soares de Souza, Gabriel Fernandes de Negreiros, Alcides Menezes da Silva, Paulo Guttemberg de Noronha costa e júlio Jesum de Carvalho.

Da cidade de Caraúbas, Alfredo Celso de Oliveira Fernandes; de Martins, Manoel Onofre de Souza e Jocelin Vilar Raposo de Melo e de Pau dos Ferros, Licurgo Ferreira Nunes.

A Solenidade de implantação ocorreu em 11 de agosto daquele ano, em comemoração ao dia do Adovogado, ocasião em que o prefeito de Mossoró, Jorge Pinto, prestigiou a implantação da Subseccional com a doação da sede, que ficaba no primeiro andar de um prédio, em frente à praça Vigário Antônio Joaquim, onde funcionou por diversos anos.

Na época, a instituição começou fragmentada, mas com o passar dos anos os advogados remanescentes das intituições superiores de ensino vieram a dar corpo à Ordem. Depois de estruturada, a ordem progrediu rapidamente, recebendo nos seus quadros os advogados da Região Oeste e os alunos recem-saídos das universidades do Rio Grande do Norte e de outros estados, os quais passaram a fortalecer o poder da subseccional.