A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, teve um dos seus representantes nomeado para integrar mais uma comissão de grande relevância no Conselho Federal da OAB, em Brasília (DF). O conselheiro federal (OAB/RN) Aurino Bernardo Giacomelli Carlos assumiu a vice-presidência da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia, que foi criada em 2004 com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da sua participação mais direta na democracia brasileira.
“E com profunda seriedade que recebo a missão de ser vice-presidente da Comissão Nacional da Defesa da República e da Democracia, não somente pela relevância nacional da temática material da Comissão, mas também pela necessária postura vigilante e proativa da OAB nacional na defesa intransigente destes pilares fundamentais de nossa Nação, sobretudo, em tempos tão truculentos, de evidente crise política e institucional enfrentada atualmente pelo Brasil”, destaca Aurino Giacomelli.
A Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia teve como primeiro presidente o jurista Fábio Konder Comparato, que, à época, propôs a realização de um trabalho de conscientização para que a população conhecesse a sua importância dentro da democracia e assim pudesse controlar com maior efetividade as ações dos poderes públicos. A portaria que nomeou Aurino Giacomelli como vice-presidente foi assinada em 28 de setembro deste ano pelo presidente nacional, Claudio Pacheco Prates Lamachia.