Acessibilidade

Notícias

| 12/05/2015 Matéria da Intertv Costa Branca destaca trabalho da OAB na segurança

Por Andrey Ricardo/Da Assessoria de Imprensa

A atuação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, no âmbito da segurança pública foi mais uma vez destacada em reportagem da Intertv Costa Branca, afiliada da Rede Globo de Televisão. A emissora destacou um dos projetos que foram premiados pela OAB/Mossoró, durante a campanha “Segurança Pública, Responsabilidade de Todos”, desenvolvida com o objetivo de incentivar a população a participar de forma mais ativa na gestão da segurança. O projeto propõe a reforma do Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, que fica na zona rural.

ASSISTA: OAB encaminha projeto de arquitetura ao Governo para melhoria em penitenciaria do RN

Os advogados Aldo Fernandes de Souza Neto e Paulo Cesário Lucena Targino, presidentes da OAB/Mossoró e da Comissão de Segurança Pública da Subseção de Mossoró, falaram sobre a importância do projeto que foi encaminhado ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Caso a sugestão dos estudantes fosse acatada, o Poder Executivo Estadual optaria por uma solução menos onerosa e que surtiria efeito imediato na crise do Sistema Penitenciário Estadual (SPE), que vem enfrentando fugas em massa, rebeliões e ordens de ataques externos, a partir das prisões locais.

INCENTIVO

O projeto premiado pela OAB, no dia 10 de abril de 2014, foi desenvolvido pelos arquitetos Ana Karine Alves Freitas, Gilbertson Sena da Silva e Sarah Candice Gurgel Sabino, na época ainda estudantes da Universidade Potiguar (UnP) de Mossoró. A ideia da OAB, quando resolveu criar o concurso de projetos, era justamente incentivar os alunos das Instituições de Ensino Superior (IES) da região a direcionarem os seus conhecimentos para projetos que pudessem mudar a realidade de suas comunidades. O outro projeto premiado no concurso foi do administrador Rubens Vieira da Silva.

A arquiteta Ana Karine, uma das vencedoras da categoria “Sistema Prisional” acabou gostando da temática e resolveu continuar com uma linha de estudo na área do sistema penitenciário estadual do RN. Aquele projeto que foi desenvolvido exclusivamente para concorrer ao prêmio ofertado pela OAB resultou em um Trabalho de Conclusão de Curso. “Para nós, foi extremamente gratificante receber essa notícia. Mostra que nosso trabalho surtiu o resultado desejado e que conseguimos fazer com que pessoas de áreas alheias à segurança pudessem contribuir”, destaca Cesário.


Siga nosso Twitter: @OABMossoro Curta nossa Fan Page: OAB Mossoró