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| 01/07/2025 DA PROMESSA A REALIDADE!

Nos primeiros seis meses, a gestão da OAB Mossoró/RN, já demonstrou notável comprometimento com as propostas de campanha, tendo cumprido 60% delas. Esse marco significativo coloca a nova gestão em evidência. Entre as promessas concretizadas, destaca-se a reativação da Ouvidoria Geral da Subseção, que agora conta com regimento interno robusto e atribuições bem definidas para o futuro Ouvidor Geral e Adjunto, a serem nomeados em breve.

Um dos avanços notáveis das propostas implementados é a criação da Coordenação de Relações Institucionais, conduzida por Dr. Carlyle Negreiros, focada em fortalecer a interação da subseção com outras entidades. Adicionalmente, foram instituídas a Coordenação de Regulamentos e Atos Institucionais sob a liderança da Conselheira Dra. Julia Alves, e a Coordenação de Eficiência Administrativa, dirigida pelo Secretário Geral Dr. Jobed Moura. Dr. Wilson Ribeiro e Dr. Rômulo Paiva comandam, respectivamente, as coordenações de Patrimônio e Obras e de Comunicação, Publicidade e Marketing.

Ainda se destaca a reformulação do quadro geral das comissões, com novo regimento interno, sob a coordenação do vice-presidente da subseccional, Dr. Américo Bento, bem como a criação de comissões como a de Networking, Conexões e Integração Profissional, Ética, Disciplina e Valorização dos Honorários, além da de Procuradores e Advogados Públicos. Outro progresso relevante foi a modernização da cerimônia de entrega das carteiras, agora padronizada por Provimento, permitindo que novos advogados escolham entre uma entrega administrativa mais ágil ou uma cerimônia festiva, conduzida e organizada pela Secretária Adjunta, Dra. Helena Belmont.

Adicionalmente, novos canais de comunicação foram introduzidos, como o OAB Vantagens e uma estratégia de comunicação via Instagram, por meio de um canal informativo. Para apoiar a jovem advocacia, foi criada a Consultoria Geral da Jovem Advocacia, sob a direção do Conselheiro Seccional Bruno Paiva, que coordenará o canal recém criado, nominado “Guia da Advocacia Iniciante”, para advogados recém-ingressos na profissão.

Um dos pilares fundamentais para o sucesso desta gestão tem sido o Conselho Subseccional, ativo e participativo, que contribuiu significativamente para o avanço e organização dos procedimentos regimentais. A atuação proativa dos conselheiros tem garantido a transparência e a eficiência na tomada de decisões, além de fortalecer a representatividade da advocacia local.

Outro destaque é o trabalho organizacional da Tesoureira, Dra. Gabriela Rebouças, que vem trazendo um superavit financeiro para a subseção. Sua gestão criteriosa e estratégica tem permitido a redução de despesas e a otimização de recursos, garantindo a sustentabilidade financeira da instituição.

Em entrevista, a presidente da Subseção, Dra. Lorena Gualberto, destacou que, "devido a ajustes de gestão inesperados, foi necessário estender o programa de eficiência das comissões, a comunicação interna e a reorganização da sede. Reduzir despesas e reestruturar contratos foi essencial. Após 6 meses, nosso foco agora será buscar a eficiência dos serviços e passar para a próxima fase, que envolve o fortalecimento e a representatividade da advocacia junto aos órgãos e instituições."

Ela enfatizou que a prioridade agora é intensificar os esforços na defesa dos interesses da advocacia junto ao judiciário, Ministério Público e demais entidades jurídicas. Entre as próximas iniciativas, está a implementação da Procuradoria Subseccional de Defesa das Prerrogativas e a busca pelo aprimoramento do sistema judiciário para oferecer maior transparência na emissão de Alvarás.

Dra. Lorena Gualberto destacou que sua gestão está determinada não só a cumprir as promessas feitas, mas também a se adaptar aos desafios, estabelecendo uma base sólida para o futuro da advocacia de Mossoró e região.