| 07/05/2024 Comissão participa de inspeção em empresa que fornece alimentos para presídio

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Mossoró, Dr. Bruno Fernandes, juntamente com a juíza da Vara de Execuções Penais, Dra. Cinthia, foi conhecer e fiscalizar as instalações da Líder Refeições, empresa responsável pela distribuição das refeições do sistema prisional de Mossoró, Pau dos Ferros, Caraúbas e Apodi.

Na oportunidade foi apontada as denúncias sobre a qualidade, sabor, cardápio, manuseio e o envio das refeições; A empresa se demonstrou bastante acessível a ideias para melhoria na prestação do serviço.

Foram fiscalizados na empresa a câmara fria e a de congelamento, o depósito de armazenamento dos cereais, o preparo das refeições, a limpeza do local, a acondicionamento das refeições, o transporte das refeições e as preocupações com a higiene do local.

“Observamos que todos os funcionários estavam usando luvas e tocas descartáveis, que o material utilizado na cozinha é satisfatório e estava limpo, não haviam alimentos vencidos ou estragados, no local haviam dois nutricionistas, foi realizado em abril/24 dedetização da empresa, os pães são fornecidos diariamente por outra empresa e chegam embalados, contudo, o local onde são guardados não possui mecanismo de prevenção contra moscas e pudemos observar muitas delas.”, explicou o presidente da comissão, Bruno Fernandes.

A empresa informou também que está inaugurando uma cozinha na cidade de Caraúbas e que já possui instalações em Pau dos Ferros, dessa forma evitando que os alimentos estraguem na entrega.

Ainda, foram levantadas as possibilidades da empresa adquirir o hortifrúti produzido no sistema prisional e até mesmo a contratação de egressos, tendo a empresa inicialmente demonstrado interesse.

Ao final, a Comissão emitiu relatório institucional atestando que a inspeção foi proveitosa, iniciando-se um relacionamento mais estreito da empresa com a sociedade, onde a empresa pode ouvir as principais queixas com o compromisso de melhor a prestação do serviço, bem como, nós podemos fiscalizar o serviço e opinar, a fim de evitar sua má prestação.