| 24/04/2023 OAB Mossoró realiza entrega de alimentos arrecadados durante evento solidário

A OAB Subseção de Mossoró, através da advogada e vice-presidente, Diana Paula e da advogada e presidente da Comissão OAB Em Ação, Janaina Kelly Santiago, realizou a entrega dos alimentos arrecadados durante o evento solidário com o tema 'Refugiados Warao em Mossoró', promovido pela Ordem em sua sede, no último dia 18 de abril, numa iniciativa das comissões de Direitos Humanos e OAB Em Ação.

Ao todo foram entregues 70 kg de alimentos não perecíveis que diante da necessidade urgente do povo Warao que reside em um abrigo em Mossoró, será de suma importância. Além dos Warao a entrega foi acompanhada pela professora e antropóloga, Eliane Anselmo, que desde 2019 tem estado junto aos indígenas venezuelanos em suas reinvindicações.

A OAB Mossoró agradece a advocacia, a todos os parceiros, realizadores e participantes do evento solidário e reforça a sua disposição para auxiliar na reflexão dos temas que são de relevância para a sociedade.

EVENTO SOLIDÁRIO - O Evento solidário ocorreu no último dia 18 de abril, às 16h, no auditório da sede da Subseção em alusão ao Dia dos Povos Indígenas celebrado no dia 19/04 e com a finalidade de discutir sobre necessidade de melhores condições vida para os refugiados venezuelanos Warao, que estão em Mossoró.

O evento que obteve boa participação de estudantes, advogados (as), autoridades do poder Executivo e Legislativo, membros da diretoria e conselho da OAB Mossoró, contou com uma saudação inicial por parte do presidente da OAB Mossoró, Hermerson Pinheiro e dos presidentes das comissões realizadoras: Comissão de Direitos Humanos, Diego Tobias Bezerra e OAB Em Ação, Janaina Kelly Santiago.

Após a abertura, o evento foi iniciado com a exibição do documentário “Longe de casa”, que conta um pouco da vida dos refugiados venezuelanos, com apresentação e reflexão do jornalista, professor do curso de Jornalismo da UERN e um dos diretores do filme, Esdras Marchezan. Em seguida a antropóloga e também professora da UERN, Eliane Anselmo, explicou sobre a situação atual dos indígenas Warao diante de tantas necessidades urgentes.

Também foi dada a oportunidade de fala ao indígena Warao Celso, liderança religiosa da comunidade abrigada na cidade, que relatou as dificuldades com água e alimentação.