Acessibilidade

Notícias

| 29/06/2022 OAB Mossoró emite nota de repúdio sobre ato de racismo contra adolescente

A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Mossoró, através das Comissões de Assistência a Criança, ao Adolescente e ao Idoso, e de Diversidade e Minorias, repudia o ato de racismo sofrido pelo adolescente que participava de uma atividade esportiva no Ginásio Pedro Ciarlini, nesta segunda-feira, 27 de junho, durante os Jogos da Juventude do Município de Mossoró, onde o atleta foi chamado de macaco por pessoas que estavam na arquibancada.

Vivemos em um país de pluralidade racial, mas com um histórico de racismo que parece estar longe de ser superado. Mossoró, cidade pioneira na libertação dos seus escravos, vivenciou nesse lamentável episódio o oposto do que os pioneiros abolicionistas pregaram.

O ambiente desportivo, palco da promoção a saúde e confraternização precisa promover boas relações sociais, e ter nele uma sociedade organizada que condena atos discriminatórios, sejam eles de qualquer natureza. É importante salientar que o racismo na infância tem consequências ainda mais acentuadas, que perduram por toda a vida, afetando a socialização dessa criança e sua aceitação.

A OAB Mossoró lembra ainda que o ato de ofender um indivíduo com base na sua cor, etnia, religião idade ou deficiência é crime de acordo com o artigo 140 do Código Penal, bem como na Lei nº7.716/1989.

Diante dos fatos, a Subseccional de Mossoró manifesta seu apoio ao jovem, seus familiares e amigos que presenciaram tal constrangimento, e se solidariza com toda a população que diariamente passa por situações semelhantes.

Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Mossoró

Comissão de Assistência a Criança, ao Adolescente e ao Idoso

Comissão de Diversidade e Minorias