| 22/06/2022 NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Mossoró, através da Comissão da Mulher Advogada, vem a público repudiar os atos de violência praticados contra a procuradora-geral do município de Registro (SP), Gabriela Samadello Monteiro de Barros, violentada física e psicologicamente por um colega no local de trabalho.

Esta Subseção não tolera nenhuma forma de violência contra a mulher e luta diariamente contra a banalização da misoginia, machismo e sexismo, especialmente no exercício profissional. Logo, causa consternação o vídeo que circula nas redes sociais, no qual o procurador Demétrius Oliveira de Macedo agride fisicamente e usa palavras de baixo calão contra a procuradora-geral, bem como contra outras colegas que tentam ajudá-la.

Diante dos fatos, manifestamos nossa solidariedade às mulheres envolvidas nesse lamentável episódio, servidoras públicas desrespeitadas no exercício de suas funções profissionais. Reafirmamos o compromisso da entidade com a promoção da igualdade e a defesa intransigente dos direitos das mulheres, sobretudo das mulheres advogadas.

A OAB Mossoró acompanha atentamente os desdobramentos do caso, confiantes de que a Prefeitura de Registro e a OAB São Paulo tomarão as providências disciplinares cabíveis, sem prejuízo da responsabilização criminal e cível. Seguiremos firmes no combate à violência contra a mulher e na busca da valorização da mulher advogada.

Ordem dos Advogados do Brasil
Subseção de Mossoró