Acessibilidade

Notícias

| 18/03/2022 OAB Mossoró participa de reunião virtual com juízes para tratar demandas

Nessa quinta-feira, 17, a OAB Mossoró participou de reunião virtual com representantes dos Juizados Especiais de Mossoró. A juíza Gisela Besch, coordenadora da Secretaria Unificada dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró; e juiz Michel Mascarenhas, titular do 5º Juizado Especial, estiveram presentes na reunião com a Subseccional. Em pauta, demandas levantadas pela advocacia, como a forma de atendimento dada por cada juiz aos advogados e às partes. 

O conselheiro subseccional Max Delys apontou algumas situações relatadas por colegas diante da falta de padronização do contato com os juízes. "Nós entramos em uma sala de audiência que não tem informações; os servidores não falam conosco; ligamos para a Secretaria Unificada, e muitas vezes o número de telefone não completa a ligação. Em alguns casos, o contato fica muito difícil", relatou.

Hermeson Pinheiro, presidente da OAB Mossoró, disse que entende que cada juiz estabeleça a forma de contato com o público, mas essa padronização inicial seria importante, para que o trabalho de todos fosse otimizado. "O advogado hoje tem enfrentado dificuldades para saber para quem ligar, principalmente quando esses telefones não funcionam. Nós agora sabemos que as linhas operam dessa forma, em dar ocupado, sempre chamando, por isso algumas ligações caem. É preciso encontrar uma maneira de alinhar nosso contato inicial, principalmente em relação às audiências, para que ninguém saia prejudicado", disse o presidente.

A presidente da Comissão de Gestão Judiciária Participativa da Subseccional, Karina Ferreira, também participou da reunião e falou que a ideia é facilitar o caminho do trabalho, para que tanto a advocacia, como a Justiça sinta que as atividades estão fluindo. A juíza Gisela Besch explicou que, apesar de coordenar a Secretaria Unificada, cada juiz tem autonomia para definir a forma de atendimento, fornecendo seu contato pessoal ou institucional. "A orientação que podemos dar é que o contato inicial seja feito a partir do servidor Marcos, da Secretaria Unificada, que tem autorização para dar o contato estabelecido por cada juiz para atendimento às partes e advogados. Essa lista não é divulgada publicamente, na fachada do Fórum, justamente porque muitos colegas disponibilizam seus contatos pessoais, mas a partir da Secretaria Unificada os advogados podem ter acesso a esses contatos", disse a juíza.

A reunião seguiu com a participação do juiz Michel Mascarenhas, do 5º Juizado Especial, atualizando as ações realizadas. Ele disse que chegou ao 5º Juizado com mais de 5 mil processos no acervo, e a intenção é zerar as pendências. O 5º Juizado Especial utiliza o número de WhatsApp (84) 3673-9821, por meio do qual é possível obter mais esclarecimentos.

Contatos ativos do TJRN