Acessibilidade

Notícias

| 17/03/2022 OAB Mossoró participa de audiência pública na Câmara Municipal sobre HRTM 

O presidente da OAB Mossoró, Hermeson Pinheiro, participou na manhã desta quinta-feira, 17, de audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró (CMM), representando a Subseccional, sobre a discussão provocada pela situação do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) diante da demora na regulação de pacientes e problemas estruturais. 
 
Segundo o vereador Raério Araújo, propositor da audiência, o apelo da sociedade motivou essa discussão, pois os vereadores têm recebido muitos relatos de pessoas que estão há dias esperando a liberação de leitos no Hospital Regional Tarcísio Maia. Ele lembrou que algumas emendas parlamentares foram destinadas para o HRTM, mas que não foram utilizadas ainda, questionando o que falta para a efetivação de projetos que venham melhorar a estrutura do hospital. 
 
O deputado estadual Dr. Bernardo participou da audiência pública e falou sobre a defasagem da Tabela SUS, que há 20 anos não passa por atualização, levando um ônus aos estados e municípios, que precisam arcar com o "plus" necessário aos prestadores de serviço. "Esse gasto que os municípios e estados possuem em completar o valor enviado pelo Governo Federal, através do SUS, poderia ser melhor investido. Há exames e procedimentos em que o SUS paga R$ 2,00. Em um parto, por exemplo, todo o procedimento custa R$ 150,00 para a equipe toda. Nenhum prestador de serviço tem condições de aceitar essa tabela, e os municípios e estados pagam o 'plus' para viabilizar o atendimento à população. É preciso que isso seja revisto", comentou o deputado. 
 
Hermeson fez parte da composição da mesa de honra da audiência e reiterou a importância de haver um trabalho em conjunto entre a classe política e a sociedade. "O Hospital Regional Tarcísio Maia é muito importante não apenas para Mossoró, mas também para várias cidades da região. Os servidores trabalham de maneira incansável, muitas vezes sem horário para descanso, fazendo mais do que deveriam para suprir os problemas estruturais. A classe política precisa somar esforços com a sociedade para sanar os problemas que afetam o pleno funcionamento do HRTM. Essa é uma situação emergencial", disse. 
 
Também estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim; alguns vereadores, a secretária municipal de Saúde de Mossoró, Morgana Dantas; o secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia; além de servidores da Saúde.