| 11/03/2022 OAB Mossoró recebe Polícia Militar e deputada Isolda Dantas

A OAB Mossoró, através da Diretoria, Conselho e Comissão de Segurança Pública e Trânsito, recebeu hoje a deputada estadual Isolda Dantas, além do coronel Walmery Costa e do major Ivanildo Henrique Mendonça, representando a Polícia Militar, para tratar sobre a infraestrutura dos prédios da s
Segurança Pública em Mossoró.

O conselheiro subseccional Max Delys, que também é policial militar da reserva, deu início à reunião falando sobre a preocupação com a integridade dos policiais e sociedade, diante da precariedade observada nos quartéis e delegacias. "O 2º Batalhão, por exemplo, tem várias partes já interditadas, o teto está prestes a cair; o primeiro andar pode ceder a qualquer momento, e nada tem sido feito. Sem falar nas delegacias, principalmente 1ª e 2ª DPs, onde os banheiros são ambientes insalubres, inadequados para os profissionais, principalmente agora, com muitas mulheres na ativa", disse o conselheiro.

A deputada Isolda foi convidada a participar da reunião pela Subseccional devido à sua disponibilidade na agenda e como forma de somar esforços na busca por emendas que venham beneficiar a Segurança Pública. Segundo a deputada, toda a atenção será dada nesse sentido, inclusive junto aos demais componentes da classe política, para que possam buscar recursos a serem destinados para essa finalidade. "A OAB faz um papel muito importante nessa luta, quando nos aciona para somar a este pleito. Estou à disposição da instituição e da Polícia e sugiro que já vejamos uma reunião junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado, além da Delegacia-Geral de Polícia, para tratarmos da temática de forma geral", comentou a deputada.

Representando a Polícia Militar, o coronel Walmery Costa, à frente do Comando de Policiamento Regional I, agradeceu a atenção dada pela OAB aos órgãos de Segurança e falou sobre a experiência positiva que viveu em Caicó, quando atuava no 6º Batalhão, onde pôde contar com o apoio da Justiça, por meio de penas pecuniárias. "Em Caicó, conseguimos cerca de 100 mil reais através da Justiça, com verbas de penas pecuniárias, além do apoio de parceiros locais. Esse valor permitiu a reforma do prédio do Batalhão, mas só fomos buscar os recursos depois de a Secretaria de Infraestrutura disponibilizar um projeto, mostrando qual seria o orçamento previsto. Acredito que possamos seguir o mesmo caminho aqui em Mossoró", ressaltou o Coronel.

Saúde dos policiais

O presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB Mosoró, Otoniel Maia, aproveitou a reunião para ressaltar a importância de investimentos também na saúde dos agentes de segurança. "Nós sabemos que falta atendimento psicológico e psiquiátrico para os policiais e sabemos o quanto eles precisam desse suporte. Além disso, os que estão afastados por questões de saúde precisam se deslocar até Natal porque não existe uma Junta Médica no interior", disse.

O conselheiro Max Delys falou que a Subseccional, em parceria com a Faculdade Católica de Mossoró, está viabilizando o atendimento psicológico aos policiais, por meio de um projeto que está em fase final para ser colocado em prática, faltando algumas adequações jurídicas com a Junta Médica da Polícia em Natal, para começar de fato o atendimento, que será gratuito.

Hermeson Pinheiro, presidente da OAB Mossoró, participou da reunião, ampliando esse diálogo com a deputada Isolda e Polícia Militar e colocou a OAB à disposição dos presentes para continuar intermediando esse contato, em busca de melhorias para a segurança que beneficiarão toda a sociedade, inclusive a advocacia, que atua nesses espaços. A conselheira federal da OAB Mariana Bezerra também participou da reunião, representando a Seccional do RN e se prontificou a levar a pauta para Brasília, onde estará nos próximos dias dialogando com outras forças políticas e órgãos, que possam se somar na busca por recursos.