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| 14/02/2022 OAB Mossoró entrega levantamento das demandas da advocacia à Direção do Fórum 

Levantamento foi realizado durante a suspensão do atendimento presencial do TJRN em Mossoró

Nesta sexta, 14, o Presidente da OAB Mossoró, Hermeson Pinheiro; a Secretária Geral, Jhulyana Thábyla e o Presidente da Comissão de Prerrogativas, Darwin Sales, estiveram no Fórum Desembargador Silveira Martins para entregar os resultados do levantamento das demandas da advocacia diante do atendimento virtual oferecido pelo TJRN em Mossoró, durante a suspensão das atividades presenciais, devido ao aumento de casos de covid entre os servidores do Fórum e terceirizados. O levantamento foi recebido pelo Diretor do Foro, o Juiz Breno Valério Fausto de Medeiros, que levará os principais pontos relatados pela advocacia a uma reunião com as Secretarias dos Juizados e Varas.

O levantamento foi iniciado no dia 02 de fevereiro e concluído no dia 11, com o recebimento de 46 formulários de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Mossoró através da Plataforma Google Forms. No arquivo, a advocacia relatou se teve dificuldades no atendimento virtual do TJRN; se considera a comunicação dos canais de comunicação do Fórum eficaz; em quais varas sente maior dificuldade no atendimento e se houve alguma situação onde sentiu-se prejudicado diante de falhas no atendimento virtual. Todas as respostas foram reunidas e entregues à Direção do Foro.

O Juiz Breno Valério agradeceu a iniciativa da OAB e disse que esse apanhado será muito importante para definir as demandas que precisam ser priorizadas, por isso agendará uma reunião para a próxima semana com os representantes das Secretarias, para também reunir as demandas dos servidores, e dar vazão a tudo que estiver ao alcance do Fórum. "As demandas que não puderem ser atendidas de imediato, por não estarem ao nosso alcance, serão levadas ao Tribunal, por meio de ofício, que também enviaremos à OAB Mossoró, para acompanhar nossas solicitações. O nosso objetivo é chegar a um padrão, uniformizando a forma de atendimento entre as Varas, para que o advogado e as partes não encontrem dificuldades junto ao Judiciário", disse o Diretor do Foro. Um dos principais problemas, que segundo ele já é de conhecimento do Fórum, é uma questão de infraestrutura, pois os telefones são conectados à internet, e não informam se estão ocupados, por isso as ligações chamam algumas vezes até cair, devido aos servidores estarem em outro atendimento. Essa situação já está sendo verificada com o setor técnico responsável.

Segundo Hermeson Pinheiro, a Subseccional quer trabalhar em conjunto com todas as instituições, de forma participativa, ajudando e pleiteando tudo que for necessário, pois considera o diálogo como algo fundamental para a melhor condução do trabalho da OAB e também das instituições. "Nós estamos no processo de criação da Comissão de Gestão Participativa Judiciária, com o objeto de facilitar ainda mais esse diálogo. Entendemos que as melhorias que podem ser aplicadas nesse atendimento virtual só otimizam nosso trabalho, que podemos continuar dando andamento às outras demandas no escritório, sem precisar estar sempre vindo ao Fórum, e com certeza isso também facilita o trabalho das Secretarias das Varas e Juizados", disse o presidente.

O atendimento virtual, de acordo com o Diretor do Foro, é uma ferramenta que veio para ficar, e tem sido muito aproveitada pelos advogados e juízes, que aprovam a modalidade. Segundo ele, a padronização, que é necessária e possível, facilitará o acesso de todos, e será alinhada a partir dessa reunião, prevista para a próxima semana.