Acessibilidade

Notícias

| 05/01/2022 Nova diretoria da OAB Mossoró se reúne com Gerência do INSS

O presidente da OAB Mossoró, Hermeson Pinheiro, recebeu na tarde dessa terça-feira, 4, o gerente executivo do INSS em Mossoró, Janssen Kladno, para tratar sobre o atendimento prioritário à advocacia oferecido pelo órgão, dando encaminhamentos para a continuidade do acordo de cooperação técnica entre as instituições. A vice-presidente da Subseccional, Diana Paula, e a secretária-geral Jhulyana Thábyla também participaram da reunião.

O acordo firmado entre a OAB Nacional e o INSS previa o fim do atendimento especial à advocacia no dia 31 de dezembro de 2021 ou até o fim da pandemia da Covid-19. Segundo o gerente do INSS em Mossoró, como a pandemia ainda permanece, a disponibilização do servidor do órgão será mantida, enquanto aguarda novos direcionamentos.

"O atendimento garantido por meio do acordo continua, e para nós ele tem sido muito positivo. Na OAB, os advogados podem ter acesso a qualquer tipo de atendimento que o INSS ofereça, a não ser os que precisam de acesso a alguns sistemas que ainda não foram autorizados a instalarmos fora da agência, mas já solicitamos essas autorizações e estamos aguardando a liberação", disse Janssen.

O presidente da Subseccional, Hermeson Pinheiro, também considerou a parceria positiva para a advocacia, mas questionou o tempo de atendimento diário, que hoje é de apenas 4 horas. "Podemos rever o tempo de atendimento do servidor, pois hoje com o atendimento das 8h às 12h, há dias em que muitos advogados não conseguem resolver suas pendências, já que alguns possuem muitos processos a consultar", disse.

O gerente do INSS informou que irá verificar com o órgão e os servidores o aumento de uma hora no atendimento presencial aos advogados, e solicitou o diálogo com a Seccional do RN para formalizar o pleito. Ele ainda sugeriu o limite de tempo entre os atendimentos e até o agendamento por parte da Subseccional, a exemplo de como outros estados vêm fazendo. O presidente Hermeson Pinheiro afirmou que iria avaliar as opções.

A secretária-geral Jhulyana Thábyla lembrou que alguns advogados ainda têm dificuldade de acesso ao aplicativo do INSS, e o gerente da Agência de Mossoró falou que é possível viabilizar a oferta de cursos para auxiliar a advocacia no uso dos sistemas. "Nossa intenção é deixar o sistema do INSS cada vez melhor, facilitando o acesso da advocacia, que consegue realizar muitas ações através dele, sem necessidade de atendimento presencial, mas se for o caso, estamos disponíveis para oferecer capacitações com nossos servidores", pontuou.

Sobre os cursos, a vice-presidente da Subseccional, Diana Paula, disse que a OAB Mossoró está aberta a estreitar ainda mais a relação com o INSS, auxiliando também na divulgação desse tipo de iniciativa que auxilia o trabalho da advocacia. “Deixamos nossos canais de comunicação também à disposição, e nos comprometemos a repassar a toda a advocacia todas as orientações enviadas pelo INSS”, concluiu Diana.

Hermeson Pinheiro finalizou a reunião se comprometendo a levar todas as demandas para a Seccional do RN nos próximos dias.

Canais exclusivos de atendimento à advocacia no INSS:
0800-135-0135 (apenas ligações de telefones fixos)
(84) 3317-8601 - WhatsApp da Agência Mossoró