Acessibilidade

Notícias

| 25/06/2021 OAB Mossoró e INSS discutem melhorias no atendimento preferencial dos advogados

 

Na manhã desta sexta-feira, 25 de junho, a presidente da OAB Mossoró, Bárbara Paloma Vasconcelos, esteve reunida com representantes das subseções de Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi, Caicó e Goianinha em um encontro virtual com o gerente executivo do INSS em Mossoró, Janssen Kladno, para tratar sobre o atendimento preferencial dos advogados nas agências do órgão. O conselheiro da OAB/RN Diogo Licurgo também participou da reunião.

A reunião foi provocada devido às dúvidas que surgiram após a OAB/RN e OAB Mossoró firmarem acordo com o INSS para que seja disponibilizado o atendimento exclusivo aos advogados em Natal e Mossoró, com a disponibilização de servidor do INSS nas respectivas sedes, já que com o acordo em vigência o atendimento preferencial aos advogados nas agências será suspenso. O advogado Marciel Sales, representante da Subseção de Pau dos Ferros, demonstrou preocupação. "Estamos cientes do acordo que permitirá o atendimento exclusivo em Natal e Mossoró, mas não queremos que seja desvantajoso para os advogados do Alto Oeste, que perderão seu atendimento preferencial em virtude da disponibilização do servidor do INSS para Mossoró", disse.

O gerente executivo do INSS em Mossoró, Janssen Kladno, explicou que diante do cenário de pandemia não tem como cumprir o acordo e ainda manter o atendimento preferencial nas demais agências aos advogados, mas esclareceu que os agendamentos são céleres e o órgão ainda está disponibilizando outros canais para manter o bom atendimento aos advogados. "Nós estamos providenciando a disponibilização das senhas do aplicativo Meu INSS para os advogados, e também estamos com um 0800 exclusivo para a advocacia. Nas agências menores, é possível fazer o agendamento para o mesmo dia, por isso mesmo sem atendimento preferencial, os advogados não terão prejuízos", afirma Janssen.

Diante dos esclarecimentos do INSS, o advogado Marciel Sales sugeriu que em Pau dos Ferros seja mantido um dia na semana de atendimento aos advogados, de forma presencial, e o gerente executivo do órgão se comprometeu a dialogar com os gerentes das agências para viabilizar a sugestão. "Essa é uma boa ideia, mas infelizmente não temos capacidade técnica para implementar em todas as agências. Hoje mesmo vou me reunir com os gerentes e passar essa sugestão para Pau dos Ferros, que atende 17 municípios da região. Nas demais cidades, entendo que é um retrocesso, mas peço a compreensão dos colegas. A princípio, não temos como realizar de outra forma", informa Janssen.

A presidente da OAB Mossoró, Bárbara Paloma, finalizou a reunião solicitando um retorno ao gerente do INSS diante do que foi colocado na reunião. "Nós finalizamos esse encontro com a proposta de ter um dia exclusivo no atendimento presencial para os advogados de Pau dos Ferros, mesmo com a implementação do atendimento nas sedes de Mossoró e Natal, mas cientes de que nesse momento as demais subseções ficarão com o atendimento preferencial suspenso. Vamos aguardar o retorno de Janssen para assinarmos o acordo e colocarmos em prática", disse a presidente.

Canal exclusivo para atendimento dos advogados no INSS: 0800-135-0135.