Coluna OAB em Ação

| 27/11/2015 COLUNA OAB EM AÇÃO (27/11/2015) – DIREITO DE SER FELIZ

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, lançou recentemente a campanha “Direito de Ser Feliz – Campanha Natalina Amantino Câmara”, que visa arrecadar alimentos, material de higiene e produtos de limpeza para o Abrigo Amantino Câmara. A arrecadação será feita nos escritórios de advogacia da cidade e a sede da Ordem dos Advogados será o ponto fixo de arrecadação. As doações serão entregues no dia 15 de dezembro, às 16h. A campanha está sendo desenvolvida pela Comissão OAB Mulher, reforçando o trabalho que a Ordem faz para ajudar a instituição.

Segundo o presidente da OAB/Mossoró, Aldo Fernandes, o Abrigo Amantino Câmara é reconhecido em todo o estado pelo serviço que presta em favor dos idosos. A instituição já recebe o apoio da Ordem dos Advogados, através de projetos como o Fralda Solidária, que constantemente arrecada e doa pacotes de fraldas descartáveis para os idosos que vivem no abrigo, além dos eventos que a OAB costuma realizar para arrecadar outros tipos de materiais necessários à manutenção da instituição, que cuida de vários idosos. “Estamos mais uma vez mobilizados para ajudar o Abrigo Amantino Câmara”, enfatiza.

AMANTINO CÂMARA

A advogada Chrislayne Viana, presidente da Comissão OAB/Mulher, responsável pela realização da campanha Direito de Ser Feliz, pede a colaboração dos advogados e também dos demais integrantes da sociedade mossoroense. “É uma campanha da OAB, voltada principalmente para os advogados, mas qualquer pessoa pode ajudar, doando alimentos, produtos de limpeza ou de higiene pessoal. São coisas que o abrigo precisa bastante”, explica a advogada Chrislayne Viana, ressaltando que a instituição costuma enfrentar dificuldades financeiras e que campanhas como esta da OAB são fundamentais.

DEFESA DA ADVOCACIA

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Rio Grande do Norte, vai solicitar à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) que seja designado um delegado especial para investigar a tentativa de homicídio sofrida pelo advogado Francisco Deirismar Gonçalvez, alvo de dois bandidos em agosto deste ano, em São Miguel, na região do Alto Oeste. O requerimento foi elaborado após reunião entre os advogados Aldo Fernandes, Canindé Maia e Sérgio Freire, atual presidente da OAB/Mossoró, presidente eleito, e o presidente da OAB/RN.

DEFESA DA ADVOCACIA II

Segundo Aldo Fernandes, presidente da Subseção de Mossoró, a preocupação da Ordem dos Advogados é com a demora nas investigações. A reunião que definiu as providências a serem adotadas no caso do advogado Francisco Deirismar ocorreu durante a manhã de quarta (25), na sede da OAB/RN. A designação de um delegado especial, na visão dos advogados Aldo, Canindé e Sérgio, poderia dar maior celeridade às investigações. “Sabemos que a Polícia Civil enfrenta dificuldades estruturais e por isso nem sempre é possível obtermos uma resposta eficiente em tempo hábil”, explica Aldo.

DEFESA DA ADVOCACIA III

O requerimento será encaminhado à Sesed, que decidirá se mantém as investigações com a equipe responsável pela região de São Miguel, ou se designa um delegado especialmente para apurar o caso,que pode ser daquela localidade ou de alguma delegacia da capital potiguar. Esse tipo de procedimento é comum na Secretaria de Estado da Segurança Pública, em casos de maior relevância. Para a OAB, o atentado sofrido pelo advogado coloca em risco todos os profissionais que atuam na advocacia, principalmente no interior do estado e os reflexos dessa situação atingem a sociedade.

NOVOS ADVOGADOS

A OAB/Mossoró realizou na segunda-feira (23) mais uma solenidade de entrega de carteiras para novos advogados. O ato foi conduzido pelo vice-presidente da OAB/Mossoró, Jonas Segundo, que deu as boas-vindas aos novos membros, apresentando-lhes algumas das ações que são desenvolvidas pela instituição. Os advogados fizeram o tradicional juramento, comprometendo-se a atuarem de forma proba, conforme estabelece o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil. Receberam carteiras da OAB os advogados: Amanda Rodrigues Barreto; Fernanda Luzia Reginaldo de Oliveira; Joyce Nunes de Deus; Jozeany de Amorim; Mariana Iasmim Bezerra Soares; Natiné Ferreira da Silva Júnior; e Zuingle Marcolino Leite do Rêgo.

SALA DO ADVOGADO

O advogado Aldo Fernandes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Mossoró, participou hoje (20) de uma reunião com o presidente da Caixa de Assistência do Rio Grande do Norte (CAARN), Paulo Coutinho, para agilizar projetos que estão em andamento. Um dos temas discutidos foi a implantação da Sala do Advogado das Comarcas de Upanema e Baraúna, além de melhorias para outras salas na circunscrição de Mossoró. Participaram ainda os advogados Canindé Maia, eleito presidente da OAB/Mossoró (2016/18), e Thiago Rego. Segundo Aldo, o encontro foi bastante proveitoso, servindo para discutir alguns pontos que ainda precisavam serem esclarecidos para a efetivação das Salas do Advogado de Upanama e Baraúna.

SALA DO ADVOGADO II

A OAB/Mossoró considera as Salas do Advogado como uma das principais conquistas alcançadas ao longo dos últimos anos pela categoria, principalmente no interior do RN. Geralmente, elas funcionam dentro dos prédios do Judiciário,, com um profissional à disposição dos advogados e da população. As salas oferecem estrutura semelhante à que os profissionais utilizam em seus escritórios, facilitando o trabalho. Os advogados podem, por exemplo, xerocar um processo, imprimir documentos etc. “Nossa intenção é melhorar a prestação do serviço”, explica o presidente da OAB/Mossoró.

Por Andrey Ricardo – Da Assessoria de Imprensa

* Coluna veiculada às sextas, no jornal Gazeta do Oeste