Acessibilidade

Artigos

| 21/03/2023 Desafios e alegrias sobre ser uma mãe atípica

Por: Ariane Holanda*

Me chamo Ariane Holanda, tenho 35 anos, sou advogada e mãe atípica.

Ao descobrir a gestação já encarei o primeiro desafio, fui a um exame de rotina e de repente descobri que estava grávida, já veio a cabeça, aquele frio na barriga por saber que é real, estou grávida.
Durante a gestação veio o segundo desafio, saber o que deveria fazer, após receber o diagnóstico que o meu filho tem síndrome de down. 

Receber a notícia de que o filho que você está esperando tem síndrome de Down não é fácil. A falta de informação e o preconceito ainda estão muito presentes na sociedade. Iniciando ali uma luta por qualidade de vida e inclusão.

Ouvir o diagnóstico foi um choque, foi necessário um período para assimilar a notícia.
Vale esclarecer que a Síndrome de Donw não é uma doença, é uma condição genética. Por não ser uma doença não tem cura, e nem é classificada por grau.

Otto veio ao mundo me trazendo muitos desafios, Essa gestação chegou para provar que o amor transborda, multiplica e cresce.

Ouvir histórias e trocar experiências foi bastante proveitoso e acolhedor. Quando se conhece melhor os sentimentos, as dúvidas e a rotina de famílias que passam pelas mesmas experiências, me traz uma tranquilidade.

A cada dia Otto me ensina que como todo bebê, ele tem um potencial enorme, só precisa de um estímulo a mais.

Ele significa para mim a oportunidade de um amor crescente, e com ele muitos aprendizados, pois as demandas são grandes.
 
Atendimentos especializados, dietas específicas, estimulação, vacinas e medicamentos. Tudo para promover uma melhor qualidade de vida a ele. 

Conciliar a vida de mãe atípica com a atuação na vida profissional é outro grande desafio. 

A palavra persistência deve e é vivenciada diariamente. Há muito empenho e superação que nos fortalece e nos dão esperança.

A sabedoria se constrói dia-a-dia em minha vida, de forma tão evidente que quase posso tocá-la. 

Sinto a grandeza e a generosidade divina. 
Peço forças, pois há ainda muito a fazer, Enquanto isso, Otto sorri. Um sorriso lindo, inteiro e grandioso, como se soubesse de um segredo que eu ainda não sei.

Que todas as coisas mais lindas do mundo se desenvolvam junto com o nosso crescimento. Que essa alegria seja compartilhada não só agora, mas em todas as fases de nossas vidas!

Agradeço todo apoio do meu esposo, minha família e de todos a minha volta, pois sem esse norte, me sentiria perdida, obrigado a todos!

*Ariane Holanda é advogada e mãe orgulhosa do Otto.