| 30/10/2017 Conferência Estadual reuniu advogados em torno de temas da atualidade

A VIII Conferência Estadual da Advocacia realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte, nos dias 25 e 26 de outubro, na sede da Subseção de Mossoró trouxe para os advogados e advogadas, reflexões importantes sobre temas e questões jurídicas da atualidade, de forma interdisciplinar.

O evento que integrou às comemorações dos 85 anos da OAB RN, serviu como uma preparação para a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira que será realizada este ano em novembro em São Paulo.

No primeiro dia do evento diante da impossibilidade de participação do conferencista Paulo Bonavides, a conferência de abertura foi realizada pelo presidente da OAB do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, que lembrou a importância de fortalecimento da advocacia, mas sobretudo, defesa da Constituição brasileira diante do conturbado cenário nacional.

O Secretário Geral da Conselho Federal da OAB Felipe relembrou e historicizou em sua fala os momentos em que a advocacia se viu ameaçada, citando advogados potiguares mais combativos na época da Ditadura Militar, e à partir dessas recordações, prestou homenagens à Eduardo Seabra Fagundes e o professor Phd. Paulo Lopo Saraiva.

Os painéis que se seguiram na primeira noite abordaram as temáticas: Pluralismo: Liberdade, Igualdade e Tolerância conduzido por Eduarda Mourão (PI) e O exercício profissional da advocacia por Jarbas Vasconcelos (PA).

No segundo dia do evento, os painéis que trataram das mudanças predominaram nas falas dos palestrantes, como a que tratou das Mudanças de Paradigmas na Advocacia, pelo advogado e professor Matusalém Dantas (RN), A ausência de hierarquia entre a Advocacia, a Magistratura e o Ministério Público pelo palestrante Guilherme Batochio (SP), Reforma Trabalhista pelo advogado Bruno Reis (MG) e Reforma da Previdência por Thiago Albuquerque (CE).

Ao final, do evento o professor Phd. Paulo Lopo Saraiva recebeu a medalha João Medeiros Filho, uma honraria concedida pela Seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil, em reconhecimento à sua história e dedicação tanto no ensino quanto na atuação da advocacia do Rio Grande do Norte. “Para mim esta homenagem é ainda mais especial por estar recebendo-a aqui, na cidade de Mossoró. Dedico esta medalha a minha esposa e filhos especialmente por que se hoje estou aqui, devo à eles todo o incentivo”, concluiu

AVALIAÇÃO

O presidente da OAB Subseção de Mossoró, Canindé Maia, considerou a realização da VIII Conferência Estadual na cidade de Mossoró um sucesso e uma grande oportunidade de debater os assuntos relevantes da advocacia, com aqueles que atuam e estão no interior do RN.

“Receber na nossa casa essa conferência estadual, palestrantes de renome nacional para discutir a advocacia, a cidadania, temas palpitantes neste momento, foi uma grande honra e uma oportunidade de estar mais próximo dos profissionais do interior do RN. Consideramos que o evento superou as expectativas em todos os sentidos e esperamos realizar outros eventos, aqui na sede da OAB Mossoró”, ressalta Canindé.

Para o presidente da OAB Rio Grande do Norte, advogado Paulo Coutinho, a realização da conferência na cidade de Mossoró foi um compromisso de gestão firmado com a advocacia do interior do Estado.

“O trabalho realizado pelos presidentes das Subseções do interior do nosso Estado tem de ser exaltado. Por isso, a decisão de realizarmos a conferência estadual na capital do Oeste foi principalmente por esse reconhecimento e também uma confirmação do nosso compromisso de gestão. Nestes dias, discutimos temas relevantes não apenas para o fortalecimento da advocacia, mas para o fortalecimento da sociedade e cidadania”, ressaltou.