Artigos

Francisco Canindé Maia* | 10/08/2017 O TRABALHO VOLUNTÁRIO DA DIRETORIA E CONSELHO DA OAB MOSSORÓ.

Tem-se que reconhecer o trabalho voluntário dos 23 membros, diretores e conselheiros da OAB Mossoró.

O trabalho dedicado da diretoria e conselho da OAB Mossoró de forma voluntária, com espírito cidadão, como forma de unir todos num trabalho harmonioso e equilibrado em prol da advocacia de Mossoró e Região, agindo assim teremos uma OAB Forte e uma advocacia respeitada.

Temos avançado bastante nestes quase 4 meses de gestão, implantando uma forma participativa de administrar, sempre pensando no melhor para os advogados e advogadas de nossa região, não abrindo mão da defesa do cidadão e dos seus direitos, fazendo cumprir nosso papel de Guardiã da Constituição.

A defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas vem tendo maior ênfase com a setorização da Comissão de Prerrogativas e também com a criação da Procuradoria da Prerrogativas, que atuará no contencioso administrativo ou judicial se necessário.

Avançamos no atendimento do Provimento 164/2015, alterando a Comissão OAB Mulher para Comissão da Mulher Advogada, como próximo passo iremos implementar política para as mulheres advogadas, como parcerias junto a creches e escolas de ensino infantil, médicos nas especialidades femininas, combate ao assedio moral e o preconceito de gêneros nas instituições públicas e privadas.

Aos jovens advogados e advogadas viabilizar a implantação do conselho consultivo do jovem advogado, com participação dos coordenadores dos cursos jurídicos, além de lutar pelo departamento de coaching junto a ESA – Escola Superior da Advocacia.

O advogado dativo que vem atuando nas audiências de custodia em finais de semana e feriados por falta de defensores públicos, é mais uma demonstração deste trabalho voluntário que deve ser reconhecido.

“A OAB funciona como um sistema. Ele é único e, ao mesmo tempo, repartido em funções para melhor executar o todo. A fortaleza da entidade está na entrega voluntária de seus dirigentes que dedicam o tempo de seus escritórios, às vezes, até o tempo da família e do lazer para servir à advocacia. Esse somatório de esforços faz a Ordem continuar sendo protagonista da História do Brasil” (Marcos Vinícius Furtado, XXII Conferência Nacional dos Advogados).

*Francisco Canindé Maia é advogado e Presidente da OAB subseção de Mossoró Triênio 2016/2018.